FREELANCER


Freelancer, também conhecido popularmente no Brasil como freela ou frila, é o termo inglês para denominar o profissional autônomo, que se autoemprega em diferentes empresas ou, ainda, guia seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente. É uma tendência muito em voga no mercado de jornalismo, design, propaganda, Web, tecnologia da informação, músicae muitos outros.
A expressão, literalmente traduzida como "lanceiro livre", deriva dos cavaleiros medievais mercenários, que se colocavam a serviço dos nobres que lhes pagassem mais para guerrear. Ela apareceu pela primeira vez no livro "Ivanhoé", de Sir Walter Scott, em 1819
A grande dificuldade para um profissional assumir-se como Freelancer é, sobretudo, de ordem prática, haja vista que muitos dos que assim se aventuram estão saindo de seus cursos de formação e, encontrando dificuldades de se colocarem no mercado de trabalho, optam por sair a campo atrás dos primeiros projetos. Outra questão refere-se à legalização: em alguns países, sobretudo no Brasil, é muito difícil legalizar-se como prestador de serviços, devido a alta carga de impostos.
Normalmente um freelancer tem horários de trabalho mais flexíveis e permite um engajamento maior em projetos que demandam uma dedicação diferenciada, visões mais abrangentes ou independentes da cultura organizacional dos clientes. Por ter a possibilidade de vivenciar continuamente projetos em diversas empresas, acaba tendo uma percepção generalizada do mercado
O trabalho de freelancer reserva surpresas tanto positivas quanto negativas. Dentre as positivas podemos citar a liberdade de horário, a flexibilidade de orçamentos e os desafios constantes, provocados pelas trocas sucessivas de ambiente de trabalho. No entanto, existem obstáculos algumas vezes grandiosos, como falta de liquidez financeira, pouco valor reconhecido e captação de novos projetos.
Tem-se identificado que a maneira mais acertada de se evitar este contratempo é percorrer um ciclo inicial de planejamento pessoal, que inclua pequenos pontos de verificação ao longo do trajeto. Este planejamento tenderá a ser maior ou menor, de acordo com a área escolhida. A atividade do freelancer concentra-se, sobretudo, no ramo da comunicação. A título de exemplo, podemos citar funções como:
<!--[if !supportLists]-->§                    <!--[endif]-->Animador
<!--[if !supportLists]-->§                    <!--[endif]-->Redator
<!--[if !supportLists]-->§                    <!--[endif]-->Repórter
<!--[if !supportLists]-->§                    <!--[endif]-->Designer
<!--[if !supportLists]-->§                    <!--[endif]-->Fotógrafo
<!--[if !supportLists]-->§                    <!--[endif]-->Programador
<!--[if !supportLists]-->§                    <!--[endif]-->Gerente de Projetos
<!--[if !supportLists]-->§                    <!--[endif]-->Músico
<!--[if !supportLists]-->§                    <!--[endif]-->Arquitetos
<!--[if !supportLists]-->§                    <!--[endif]-->Ilustradores
<!--[if !supportLists]-->§                    <!--[endif]-->Diretores de arte
<!--[if !supportLists]-->§                    <!--[endif]-->Tradutores
<!--[if !supportLists]-->§                    <!--[endif]-->Webdesigner

Nenhum comentário:

Postar um comentário