Comissão é
uma recompensa, na maioria das vezes financeira, oferecida pela intermediação
de negócios ou cumprimento de metas ou objetivos definidos previamente com o intuito de
incentivar os resultados comerciais.
Existem inúmeros exemplos do uso de comissões, como por
exemplo: sobre corretagem de imóveis, venda de mercadorias,
economia de recursos, entre outros. Existem ainda comissões cumulativas, também
conhecidas como comissão em cascata. Nestes casos, uma pessoa recebe comissão
sobre as vendas ou metas de outras pessoas de sua equipe.
No Brasil
No Brasil, o comércio varejista de mercadorias tem por hábito
incorporar ao salário mensal os valores de comissão sobre as vendas. Um modelo
de comissão em cascata muito conhecido no Brasil é sobre a venda de produtos
por catálogo, onde um vendedor autónomo sem contrato de trabalho com a empresa fornecedora das mercadorias
comercializa os produtos desta por meio destes catálogos de produtos, recebendo
um percentual sobre os valores das vendas que efetuar, sem ter um rendimento
fixo mensal proporcionado pela empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário